MDA assina termo histórico para fortalecer os Núcleos de Estudos em Agroecologia durante a 24ª Reunião da CNAPO

O Termo de Referência Interministerial (TRI) é uma parceria entre oito ministérios, incluindo o MDA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para criação de NEAs e CVTs.

MDA assina termo histórico para fortalecer os Núcleos de Estudos em Agroecologia durante a 24ª Reunião da CNAPO

A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), da Secretaria-Geral da Presidência da República, realizará sua 24ª Reunião Ordinária entre os dias 16 e 19 de julho, em Brasília. O evento contará com a presença de diversos representantes do governo e da sociedade civil discutindo temas cruciais para o avanço da agroecologia e produção orgânica no Brasil. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) participa do evento, representado por Vivian Libório, Diretora de Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica.

Durante a reunião, Vivian Libório irá realizar a Assinatura do Termo de Referência Interministerial (TRI), um momento significativo que visa restabelecer a política pública de fomento à criação e manutenção de Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) e Centros Vocacionais de Tecnologia Aplicada (CVTs) em Agroecologia e Produção Orgânica.

Sobre a importância dos NEAs, Vivian afirma: "Os núcleos de estudo em agroecologia constituem um espaço fundamental no ambiente acadêmico, para dar materialidade à estratégia de agroecologia e suas políticas, considerando que, para termos uma dinâmica e aumento da produtividade, é preciso sistematizar conhecimentos. É nessa perspectiva que se estabelece um diálogo com a sociedade, onde as demandas concretas e cotidianas são inseridas no seio da universidade", diz.

A assinatura do TRI marca uma colaboração entre os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Desenvolvimento Social (MDS), Saúde (MS), Pesca e Aquicultura (MPA), Educação (MEC), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este esforço conjunto busca promover a criação de Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) e Centros Vocacionais de Tecnologia Aplicada (CVTs), fortalecendo a pesquisa e a extensão em agroecologia e produção orgânica em todo o país.

Durante a 24ª Reunião Ordinária da CNAPO serão abordados diversos temas relevantes, incluindo o Plano Brasil Agroecológico 2024-2027, a articulação interconselhos para integrar a agroecologia nas políticas públicas e conferências e a importância dos NEAs na promoção da agroecologia. Além disso, haverá discussões sobre o desenvolvimento territorial e socioambiental, a participação social e a educação popular, bem como o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar.

Ainda durante a 24ª Reunião do CNAPO está prevista a solenidade de lançamento do Plano Brasil Agroecológico 2024-2027, que inclui a assinatura do Planapo 2024-2027.

Evento:

24ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO)

  • Data: 16 a 19 de julho de 2024
  • Local: Auditório do Anexo I, Palácio do Planalto, Brasília-DF
  • Credenciamento: Assessoria de Imprensa da CNAPO
  • Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse o site da CNAPO.

-x-

Fonte:

FSB Comunicação
Carlos Lopes