Secretaria de Agricultura participa de evento sobre gestão de riscos agropecuários e seguros paramétricos
Evento debateu o cenário do seguro rural no Brasil e inovações do setor
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) participou nesta sexta-feira (19) do Seminário Técnico Nacional - Gestão de Riscos Agropecuários e Seguros Paramétricos da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo. O evento contou com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e do secretário-executivo, Alberto Amorim, além de lideranças e autoridades do agronegócio brasileiro, para debater as principais questões e novidades sobre o seguro rural no Brasil, inovação, políticas agrícolas, além de seguros paramétricos.
O secretário também esteve presente no primeiro painel do seminário, que abordou os temas de Política Agrícola e Seguro Rural no Brasil, e comentou sobre o trabalho paulista no investimento em seguro rural. Através do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), o estado investiu em torno de R$300 milhões desde 2023, sendo o que mais investe na modalidade no Brasil.
"Para cada real investido pelo estado de São Paulo no seguro rural, são protegidos 60 reais em produção nas lavouras. Com o forte apoio do FEAP, esse investimento não só resguarda o valor das propriedades, mas também garante dignidade aos produtores rurais", disse Guilherme Piai.
O evento discutiu também o seguro paramétrico, modalidade na qual a indenização é paga com base na ocorrência de um evento previamente definido, medido por um ou mais parâmetros objetivos. No agronegócio, o seguro paramétrico utiliza indicadores que afetam diretamente a produção agrícola, como variações de temperatura, níveis de precipitação, umidade do solo ou índices obtidos por sensoriamento remoto."
Fonte: SAA-SP / CDI Com